terça-feira, 12 de junho de 2012

Passeando pela cidade virtual

2.1. Os blogs: uma nova forma de interação na Web

Historicamente, o primeiro weblog foi o primeiro website, construído por Tim
Bernes Lee e tinha como objetivo apresentar os novos sites à medida que eles eram
disponibilizados on line [Winer, 2002].
Os weblogs, blogs, surgidos ao final dos anos 90, difundiram-se rapidamente,
pela facilidade de produção, que não exige grandes conhecimentos de linguagem html.
Diferentemente da página pessoal, o blog pode ser atualizado diariamente, de forma
datada e apresentar registros de situações diárias de quem o escreve. Por esta razão, os
blogs ainda são classificados como diários pessoais em formato eletrônico, por
apresentarem características como: relatos sobre a pessoa que escreve, “sua família,
seus gostos, atividades e sentimentos, crenças e tudo que for conversável”
[Marcuschi,2004].
Hoje, há uma diversidade de temas discutidos em blogs. Do objetivo inicial,
apresentar links para sites emergentes, até os denominados diários pessoais, os blogs se
diferenciaram e se tornaram instrumentos de divulgação de diferentes temas e assuntos,
principalmente jornalísticos. Há, ainda, sites e blogs especializados em divulgar
weblogs por assuntos, onde o internauta pode pesquisar e ler aquele que mais convém
aos seus interesses, como no blog Blogopédia (2004), ou no site BlogList
(2004),exclusivo para blogs brasileiros, que oferece a busca por categorias como :
pessoais e estilo de vida, natureza e meio ambiente, cinema e televisão,história em
quadrinhos, esportes, política e sociedade e educação e cultura. Nesta última categoria
foi encontrado o registro de 400 blogs cadastrados. Considerando que os cadastros de
novos blogs no BlogList foram suspensos em julho de 2004, conforme informações do
site, pode-se supor que o total de blog relacionados à educação estejam bastante
ampliados.
Isto se deve, principalmente, ao fato de que as escolas, no dizer de Marcuschi
(2004) não podem passar à margem das inovações tecnológicas, “sob pena de não estar
situada na nova realidade dos usos lingüísticos”, o que se reflete no letramento digital,
papel também atribuído à escola atual. Como já se tem um consenso em que a área em
que mais se verifica a presença e a força da computação no contexto lingüístico, é a
escrita [Marcuschi, 2004], há em conseqüência, a necessidade de um novo tipo de
letramento.

Maria de Fátima Franco
Assessoria Pedagógica
Endereço: Rua Ibitiguaia, 1003 – Santa Luiza
Juiz de Fora - Minas Gerais
mffranco@gmail.com

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